News

Primeira Assembleia da PiBiogás define plano de ação para 2022

Primeira Assembleia da PiBiogás define plano de ação para 2022

O projeto GEF Biogás Brasil realizou, na tarde desta quarta-feira (6/10), a 1ª Assembleia da Plataforma de Informações do Biogás (PiBiogás). A reunião interna teve foco na definição do plano de ações para a plataforma em 2022.


A PiBiogás é uma rede de colaboração digital entre instituições ligadas ao setor de biogás no Brasil, que tem como objetivo facilitar o acesso a ferramentas digitais, sites institucionais e informações relacionadas ao biogás, além de fomentar novas ações e parcerias no setor.

A plataforma é uma iniciativa do projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).


Além dessas entidades, compõem a direção do projeto GEF Biogás Brasil o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Itaipu Binacional.

 

As seguintes entidades também fazem parte da PiBiogás: Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Low Carbon Business Action (LCBA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e o Programa de Energia para o Brasil (BEP), que faz parte do Programa de Cooperação UK-Brasil e é implementado por um consórcio de cinco organizações: Adam Smith Internacional, Carbon Limiting Technologies, Instituto 17, Hubz e Fundação Getúlio Vargas.

 

Participaram da reunião as 15 entidades que integram a PiBiogás. A Assembleia contou com uma fala de abertura do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, que elogiou a Plataforma. “Essa é uma iniciativa de extrema importância para o setor do biogás, que ajuda a mostrar a importância da inovação para o desenvolvimento do setor”, afirmou.

Em seguida, o consultor da UNIDO e analista de Comunicação do projeto GEF Biogás Brasil, Raphael Makarenko, apresentou o plano de comunicação para a PiBiogás no próximo semestre.
 
Uma das propostas validadas pela Assembleia foi a mudança do nome por extenso da PiBiogás para “Plataforma de Informações do Biogás Andrea Faria”, como forma de homenagear Andrea Faria, colega do Sebrae que faleceu em 24 de junho deste ano, e atuava com afinco no desenvolvimento da cadeia de valor do biogás no Brasil.
 
Andrea era Coordenadora Nacional de Energia pelo Sebrae, e atuava em parceria com a equipe do projeto GEF Biogás Brasil para o desenvolvimento de um mercado de biogás mais dinâmico, competitivo e sustentável.
 
Durante a Assembleia da PiBiogás, também foi definido que a plataforma passará a contar com uma agenda de eventos do setor, para fortalecer as iniciativas e ampliar o debate dos temas que envolvem o biogás.
 
As assembleias da PiBiogás vão ocorrer semestralmente para a manutenção da plataforma.

Comments